1 de maio de 2009

Pegadinha Verbal


Quando você quiser deixar boa impressão com o uso das palavras, é melhor que esteja prevenido. O português muitas vezes nos prega peças. Pregadinha verbal mostra alguns dos enganos mais frequentes no nosso idioma.
Errado: O jantar será na antivéspera do Natal. Certo : O jantar será na antevéspera do Natal. Não devemos confundir os prefixos "anti" e "ante". O prefixo "anti" tem o sentido de "oposição, contra": antivirus, antiaéreo, antiético, antiherói, anti-republicano ... O prefixo "ante" significa "anterioridade". Anteontem, antepenúltimo. antevéspera... Não há "antivéspera", porque o jantar não tem nada contra a véspera do Natal. O jantar será no dia que antecede a véspera do Natal, portanto na antevéspera.
A pegadinha: Uma empresa comunicou aos seus empregados "A nossa ceia de Natal será na proxima quinta-feira,às 13 horas". Acho muito bonito o fato de empresas oferecerem ceia de Natal aos empregados. Só fiquei preocupado
com o horário. Se não me falha a memória, ceias sempre foram noturnas. Às 13 horas, é melhor fazer um almoço. Inadequado: "O paciente teve um figado afetado". Adequado : "O paciente teve o figado afetado". Pelo visto,o tal paciente tinha mais de um figado. Ter dois ou três figados certamente é uma anomalia. O mau uso dos artigos é uma constante. Com alguma frequencia podemos observar o uso desnecessário do artigo indefinido: " O prefeito vai encaminhar um outro projeto de lei" e " Para permanecer no time, o jogador havia exigido um aumento salarial".Bastaria dizer que "o prefeito vai encaminhar outro projeto de lei" e que " o jogador havia exigido aumento salarial ". A pegadinha: Em " Exame não confirma uma fratura", temos uma curiosidade.Se a intenção era dizer que não houvera fratura alguma, o artigo é desnecessário. Bastaria dizer: " Exame não confirma fratura."Por outro lado, se o exame não confirma " uma " fratura, eu poderia entender que houve mais fraruras, ou seja, não confirmou uma única fratura, e sim duas ou mais. Nesse caso, " uma " não seria artigo indefinido, e sim numeral.
Errado: " O homem que é um mortal deve respeitar a natureza.".
Certo : " O homem,que é um mortal, deve respeitar a natureza."
A oração deve ficar entre virgula porque é subordinada adjetiva explicativa.Se fosse uma oração subordinada adjetiva restritiva, não usariamos a vírgula. " O homem que trabalha vence na vida." A diferença é que todo o homem é um ser mortal (explicativa = com virgulas) e nem todo o homem trabalha ( só o que trabalha vence na vida -
restritiva = sem virgulas).
A pegadinha: Em "O homem, que vinha a cavalo, caiu", o uso das vírgulas (= oração subordinada adjetiva explicativa ) informa que o homem caiu e explica que ele vinha a cavalo e sozinho (=não havia outros homens ). Em "O homem que vinha a cavalo caiu",a ausência das virgulas(= oração subordinada adjetiva restritiva) altera o sentido da frase.Significa que havia outros homens e que o que vinha a cavalo caiul Os outros provavelmente usavam outros meios de locomoção: moto, bicicleta,camelo... E não cairam.
Prof. Sérgio Nogueira

3 comentários: